Como lidar com equilíbro psíquico e emocional em tempos pandemia.


Barbara Amoedo

por Barbara Amoedo

04/12/2020
Como lidar com equilíbro psíquico e emocional em tempos pandemia.

Nesses tempos de pandemia, como devemos lidar com o isolamento social, distanciamento físico e a quarentena? São múltiplos os aspectos e eventos envolvidos nesse fenômeno, inédito na história recente da humanidade e  de tamanhos efeitos globais. Essa pandemia que afeta a vida de todas as pessoas, afeta em diferentes segmentos: social; econômico;  financeiro e psicológico.

Logo, em tempos de incertezas, a saúde psíquica se destaca e entra em questão. Refletir sobre questões de diversas ordens (que são muitas), todas elas se sustentam num único pilar: qual o sentido de tudo isso na vida?

Objetivamente é: como lidar com a realidade que apresenta fatos duros, ameaçadores, informações de toda ordem, mudanças de comportamentos e evidencias científicas, que ainda estamos mergulhados em pleno processo da pandemia?

Sem dúvida o momento é delicado e complexo porque impacta, sobremaneira, diversos pontos da nossa vida global, porém com maior efeito na nossa saúde emocional e psíquica.

E nesse sentido, a devida atenção e cuidado com a nossa saúde psicológica fará a diferença. E por quê? Porque a questão não é o que acontece, exclusiva e objetivamente, mas como se lida com o que acontece. Como se enfrenta essa crise com menor dano psíquico e emocional possível?

Nesse processo de como lidar com o que acontece, diz respeito aos nossos conteúdos emocionais, inconscientes ou não, nossos referenciais históricos e vivenciais, traumas e demais construtos de nós mesmos.

Importa dizer que o tamanho impacto gerado em nossa vida decorre de como interpretamos os fatos, de como nossa subjetividade se apresenta e se revela diante dessa doença. Nesse sentido, qual o caminhar possível?

Cuidando daquilo que nos chamam atenção, contido no nosso mundo interno, que são: nossas emoções, nossos afetos (desafetos também), nossas interrogações, nossas relações, nossas duvidas, nossas  percepções, nossos sentidos e os nossos desejos.

Buscar acolhimento e ajuda  aos profissionais Psicólogos(as) e Psiquiatras é uma das possibilidades para retomar o equilíbrio, o entendimento, a compreensão, a responsabilidade, o cuidado de si e da vida; é fazer furos na Incerteza e reinventar a vida e ofertar novos modos de convivência. É adaptar-se, para (sobre) o viver!

Há uma ruptura assim como, dialeticamente, há uma necessidade de reconstrução dos laços sociais.

A Clínica holos, que respeita o distanciamento físico necessário, seguindo com responsabilidade as orientações dos órgãos de saúde (internacional) OMS, e nacional, Ministério da Saúde, se mantem presente  nesse processo de acolhimento psicológico, ainda que virtual, um recurso do mundo moderno, que contribui enormemente para criarmos essa ponte de contato e cuidado com a saúde psíquica e emocional. E isso importa!

O mundo não será mais o mesmo pós-Covid-19, porque não seremos mais os mesmos. Acreditamos que seremos melhores humanos!

 

Barbara Amoedo - CRP: 03/006458

Agende sua consulta

Convênios Aceitos

Como chegar


Holos Pituba

Rua Minas Gerais, 436 - Pituba. Edf. Sinduscon, 4°, 5° Andar | Salvador/BA

Central Telefônica +55 71 3345-4545
WhatsApp: +55 71 99190-9416

Holos Vilas

Rua Praia de Ondina, 58, Vilas do Atlântico, Referência: ao lado do Colégio Perfil

Central Telefônica +55 71 3345-4545
WhatsApp: +55 71 99190-9416