Entrevista - Paula Marques


Paula Marques

por Paula Marques

15/09/2021
Entrevista - Paula Marques

Estamos iniciando o nosso projeto "Conversando com a Holos" para que, através de uma entrevista descontraída, você conheça mais sobre os profissionais atuantes na nossa clínica.

Hoje, a nossa primeira entrevistada é a psicóloga Paula Marques.

Qual a sua abordagem?

Eu sou especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, que significa que trabalho com o que o paciente entende sobre o mundo, sobre ele mesmo e a forma como ele se comporta em cada situação de sua vida. Crenças disfuncionais, ou seja, que não estão mais adequadas ao mundo em que ele vive no momento, terão reflexo em sua forma de reagir às dificuldades e isso fará com que ele sofra. Assim, trabalho em terapia uma forma particular para cada cliente se engajar em mudanças que tragam novos resultados em sua vida.

Quais os temas mais focados no seu atendimento?

Ansiedade, dor, depressão, sensação de inadequação ao mundo que se vive, medo do futuro, medo da morte, dificuldades no trabalho, dificuldades na família, transtornos alimentares, entre outros. Os temas são muito particulares e cada história é única, mesmo que os diagnósticos sejam o mesmo. Para mim, o tratamento é feito sempre com muito carinho e muita paciência.

Qual a sua dica para lidar com a retomada profissional pós - pandemia?

Certa vez escutei uma frase que levo para a minha vida, que é: "E se tiver medo, vá com medo mesmo". Naturalmente, o acompanhamento de um psicólogo trará um conforto muito grande para o enfrentamento de situações ansiogênicas e dará o suporte necessário até que a pessoa reganhe autonomia novamente. No entanto, a retomada cautelosa à vida em sociedade será fundamental para a diminuição do medo (dessensibilização) e a volta à sensação de vida normal.

Qual mensagem você gostaria de passar para todos?

Desejo que as pessoas se cuidem mais, cuidem mais de si para cuidar do outro também. A crença que se tem sobre colocar o outro em primeiro lugar é muito perigosa e incorre em muito sofrimento, quando na verdade o autoamor e o autocuidado reflete no entorno de forma potencializada.

 

Paula Marques - CRP: 03/009873

Agende sua consulta

Convênios Aceitos

Como chegar


Holos Pituba

Rua Minas Gerais, 436 - Pituba. Edf. Sinduscon, 4°, 5° e 6° Andar | Salvador/BA

+55 71 3341.0001
+55 71 99190.9416

Holos Vilas

Rua Praia de Ondina, 58, Vilas do Atlântico, Referência: ao lado do Colégio Perfil

+55 71 3838.9595
+55 71 99290.5095