Entrevista - Lívia Fialho


Lívia Fialho

por Lívia Fialho

16/11/2021
Entrevista - Lívia Fialho

No final deste mês, ocorrerá a prova do Enem 2021 e essa é uma etapa muito importante na vida de quem está traçando uma carreira profissional.

Nessa entrevista, a psicóloga Lívia Fialho, que atende na Holos, vai dar algumas dicas sobre como manter a saúde mental durante essa fase.

Qual a sua abordagem?

 TCC – Terapia Cognitiva Comportamental e Psicologia Positiva.

Quais os temas mais focados no seu atendimento?

Ansiedade, depressão, conjugalidade e parentalidade.

Como você orienta quem está passando pela escolha de uma carreira profissional?

Em se tratando de jovens, alguns passos são necessários para ajudá-los nessa escolha tão importante. O primeiro é identificar com eles quais as áreas de interesse e a sua realidade socioeconômica para que sejam adotadas as melhores estratégias. Depois, desenvolver o autoconhecimento, buscando entender sua personalidade, as habilidades ou talentos que já possui, seus pontos fortes e fracos, padrões de comportamento, o que ele sente e pensa. Tudo isso é essencial neste processo.

Sendo possível, também faz parte conversar com a família, buscar entender quais as expectativas e de que modo isso está influenciando o processo de escolha. Uma vez delineado o caminho, buscar informações em fonte confiável é fundamental para saber como é o campo de trabalho, quais faculdades ou cursos técnicos na região, as disciplinas que vai estudar, o que é exigido em termos de habilidades e competências, a rotina profissional e o salário inicial e médio.

Sugiro que esse processo seja feito com um Psicólogo Orientador Profissional, principalmente por ser um momento de muita tensão e ansiedade para os jovens e para a família, onde as emoções tendem a desregular-se e é preciso desenvolver estratégias e autoconfiança, estimulando o sonho mas evitando as idealizações.

Qual o conselho você dá para quem vai realizar o Enem e vestibular?

Procure conhecer onde será a prova e qual melhor trajeto para evitar atrasos e imprevistos.

Alguns dias antes do exame busque relaxar, pois o nível de ansiedade nesta fase tende a aumentar, isso incluir ver filmes, sair com amigos, praticar esporte, ouvir música. Evite estudar na véspera e no dia de prova para não sofrer com cansaço mental e alta estimulação visual, afinal, sua mente precisa estar tranquila e com ótimo nível de atenção. Alimente-se com comidas leves para se sentir bem e respire profundamente antes e durante as provas.

Qual mensagem você gostaria de passar para todos?

Se você estudou durante todo o ano, então está preparado para a prova. Confie nos seus conhecimentos e acredite no seu potencial!

E como diz o cantor Projota:

“Pois bem, a sorte foi lançada, a última jornada

Te vejo na chegada...

Haja o que houver, só preciso de

FOCO: um objetivo para alcançar

FORÇA: para nunca desistir de lutar

FÉ: para me manter em pé enquanto eu puder”.

 

Lívia Fialho - CRP: 03/23604

Veja também

Agende sua consulta

Convênios Aceitos

Como chegar


Holos Pituba

Rua Minas Gerais, 436 - Pituba. Edf. Sinduscon, 4°, 5° Andar | Salvador/BA

Central Telefônica +55 71 3345-4545
WhatsApp: +55 71 99190-9416

Holos Vilas

Rua Praia de Ondina, 58, Vilas do Atlântico, Referência: ao lado do Colégio Perfil

Central Telefônica +55 71 3345-4545
WhatsApp: +55 71 99190-9416