Acessibilidade e saúde mental: o apoio psicológico para a pessoa com deficiência


Patricia Costa

por Patricia Costa

14/12/2021
Acessibilidade e saúde mental: o apoio psicológico para a pessoa com deficiência

Você já fez o exercício de imaginar como seria a sua vida se você fosse pessoa com deficiência?  Pensou em como seria circular pela cidade como deficiente visual? Precisar resolver questões burocráticas em instituições sendo surdo(a)? E se apaixonar por uma pessoa, estando você numa cadeira de rodas, sem movimentação dos braços e das pernas?

Já pensou sobre como é passar toda a vida, da infância até a velhice, com deficiência?

Em nosso país, a vida das muitas pessoas com deficiência é cheia de desafios diários. E, por falta de acolhimento e compreensão das suas necessidades, pessoas com limitações visuais, auditivas e de locomoção, por exemplo, podem adoecer psicologicamente.

Tanto na educação escolar como no mercado de trabalho, a valorização do indivíduo ainda está focada em sua produtividade. Esse capacitismo faz com que pessoas com deficiências sejam excluídas dos colégios e das vagas de emprego.

Pessoas com deficiência podem ser estimuladas desde a infância a viverem, o mais próximo possível, do estilo de vida de quem não tem deficiência. Para isso, familiares, educadores e profissionais da psicologia são fundamentais para o acolhimento e a assistência às necessidades.

Quem nem sempre consegue buscar apoio por si, precisa contar com a sensibilidade de quem sabe que a vida pode ser vivida com mais bem-estar e qualidade, mesmo possuindo deficiência.

Patricia Costa – CRP: 03/20297

Agende sua consulta

Convênios Aceitos

Como chegar


Holos Pituba

Rua Minas Gerais, 436 - Pituba. Edf. Sinduscon, 4°, 5° Andar | Salvador/BA

Central Telefônica +55 71 3345-4545
WhatsApp: +55 71 99190-9416

Holos Vilas

Rua Praia de Ondina, 58, Vilas do Atlântico, Referência: ao lado do Colégio Perfil

Central Telefônica +55 71 3345-4545
WhatsApp: +55 71 99190-9416