Autoestima


Emanoela de Oliveira

por Emanoela de Oliveira

18/02/2022
Autoestima

Amar a si mesmo talvez seja o ato mais importante para garantir a nossa sobrevivência num mundo tão difícil e complexo.

Ter a consciência do “eu”, que é a capacidade de formar uma identidade e atribuir valor positivo a ela, nem sempre é tão fácil. Mas este fato é essencial para garantir a sobrevivência psicológica pois, sem alguma medida de valor pessoal, a vida pode ser muito sofrida.

A autoestima pode ser entendida como os sentimentos de competência pessoal e de valor pessoal, os quais são provenientes de uma experiência íntima, que reside no cerne do nosso ser.

É o que EU penso e sinto sobre mim mesmo. Em outras palavras, é a capacidade de uma pessoa definir quem é, e depois decidir se ela gosta ou não dessa identidade (consciência do “eu”).

Ter uma autoestima elevada é sentir-se confiantemente adequado à vida, ou seja, competente e merecedor.

Ter uma autoestima baixa, por outro lado, é sentir-se inadequado à vida, errado, não sobre algo específico, mas errado como pessoa. Ter uma autoestima média é flutuar entre sentir-se adequado ou inadequado, certo ou errado como pessoa e manifestar essa inconsistência no comportamento; às vezes agindo com sabedoria, às vezes com medo – reforçando, portanto, a incerteza e a insegurança.

Uma pessoa com a autoestima elevada tende a ser mais feliz, pois ela tem consciência das suas habilidades e vulnerabilidades, sabendo que pode desenvolver o que tem de melhor em si, mas também pode adquirir novos hábitos, respeitando os seus limites, e sem prejudicar o autojulgamento positivo (autocompaixão), o autorrespeito e o amor-próprio.

Dessa forma, isso o torna uma pessoa mais autoconfiante, mais assertiva e mais feliz.

 

Emanoela de Oliveira - CRP: 03/13001

Agende sua consulta

Convênios Aceitos

Como chegar


Holos Pituba

Rua Minas Gerais, 436 - Pituba. Edf. Sinduscon, 4°, 5° e 6° Andar | Salvador/BA

+55 71 3341.0001
+55 71 99190.9416

Holos Vilas

Rua Praia de Ondina, 58, Vilas do Atlântico, Referência: ao lado do Colégio Perfil

+55 71 3838.9595
+55 71 99290.5095