Ansiedade e sintomas físicos: um bate papo com Gladson Mascarenhas


Comunicação Holos

por Comunicação Holos

12/04/2022
Ansiedade e sintomas físicos: um bate papo com Gladson Mascarenhas

A ansiedade ou Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um tipo de condição emocional que provoca os adoecimentos psíquico e físico de um indivíduo.

Como exemplo, podemos citar a “Alergia Emocional”, que se manifesta de forma mais visível na pele, através de coceira, vermelhidão, urticária, entre outros sintomas.

Para falar sobre ansiedade e suas manifestações físicas, convidamos o profissional Gladson Mascarenhas, que trata também de doenças psicossomáticas.

 

Qual a sua abordagem?

Eu tenho estudos em abordagens mas não me digo fechado em uma abordagem teórica. Eu sou Psicólogo. Trainee em Análise Bioenergética, que é uma abordagem corporal da psicologia. Já estudei muita psicanálise dentro de grupos de estudos. Faço atualmente uma formação ligada a traumas psicológicos. Sou especialista em Psicologia da Saúde. Estudo psicologia Africana. Na real, para ser um bom profissional não tem como parar os estudos. 

Quais os temas mais recorrentes entre os seus pacientes?

Os temas são diversos. Quando se trabalha com psicologia a matéria prima é a vida. Então tem aquelas pessoas que vem em decorrência de uma dor severa e que consegue logo dizer qual é: como um luto, fim de um relacionamento, problemas conjugais, dificuldades no trabalho; ou pessoas que chegam com sintomas físicos como gastrite, dores de cabeça severas, diarreia, dores no corpo, e que passaram por uma baterias de exames médicos e nada foi aparentemente encontrado neste tipo de exame. E tem também aquelas pessoas que chegam em decorrência de angústia, falta de energia, ou aceleramento, falta de concentração, sonolência, ou insônia. Então a via de chegada são muitas. E dentro de tudo isso eu já atendi variadas pessoas com essas diversas queixas.

Não vou deixar de incluir também temas bastante recorrentes na minha clínica diante das questões raciais e fortalecimento étnico-racial negro e também de orientação sexual e identidade de gênero. Todos voltados para o fortalecimento psíquico e social. Porque eu foco também na promoção da saúde.

O que são e como tratar as doenças psicossomáticas?

O termo psicossomática possui vários sentidos que foram se dando ao longo de sua história dentro da psicanálise, da psiquiatria, e também dos diversos estudos da psicologia.
O que mais importa neste sentido, é o ponto central deste termo que é o entrelaçamento mente e corpo. O somático é aquilo que é decorrente do físico, do corpo.
Ao longo da história do ocidente a mente e o corpo foram erroneamente divididos, como se fossem duas entidades separadas.
Então eu diria que a mente e corpo estão unidas e o que se sente é sentido no corpo, em alguma instância.
Então qualquer adoecimento e também senso percepções, não quero focar somente em doença. Seja de ordem física ou psíquica, elas estão unidas. Facilmente podemos verificar isso dentro dos muitos artigos que comprovam que uma psicoterapia e tratamento afetivo influenciam positivamente na recuperação de uma doença. Ou então que uma doença emocional pode fortemente desencadear sintomas físicos. As duas coisas estão ligadas. Dentro dos estudos da psicologia hoje podemos afirmar que sintomas como hipertensão e diabetes, doenças autoimunes, fibromialgia, ou também questões cardiovasculares e cerebrais possuem fatores emocionais envolvidos.

Então, nesse caso, o importante é encontrar o ponto do meio.

Quais são os sintomas físicos mais recorrentes da ansiedade?

A ansiedade é uma palavra que bate em vários adoecimentos emocionais. Digamos que as pessoas falam da ansiedade como algum ruim, mas eu digo que nem toda ansiedade é ruim. Uma novidade como um novo emprego, novo relacionamento, mudança de cidade podem provocar algum nível de ansiedade e isso é natural.

A questão é quando a ansiedade se torna um sintoma para algo maior. Aí estão alguns transtornos de ansiedade, ataques de pânico, transtornos fóbicos e outros.
Dentre os sintomas físicos mais comuns está a aceleramento dos batimentos cardíacos, excesso de suor, principalmente nas extremidades do corpo, respiração mais acelerada, sensação de desmaio ou tontura. Para além dos Transtornos de Ansiedade, tomando agora de um modo mais amplo, o corpo pode trazer indícios de outras questões psicológicas, como letargia, dissociação corporal, excesso de sono incontrolável, apatia, insônia, falta de concentração, tremores em partes do corpo, gastrite, diarreia. Nada disso exclui ir ao médico para verificar o que está se passando com o corpo. Todos estes sintomas também podem ocorrer em adoecimentos como Acidente Vascular Encefálico (AVE), Ataque Cardíaco, por exemplo.

O que é importante de saber é que estes sintomas são reais, e que a pessoa não está imaginando como muitas pessoas acreditam. O corpo realmente fica desregulado. E a psicoterapia ajuda e encontrar este nível de autorregulação novamente.

Qual mensagem você deixaria para quem sofre de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)?

Hoje se fala muito de ansiedade e as pessoas conhecem até o nome dos transtornos em decorrência dela, como é o caso do Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou o Ataque de Pânico.

Agora nem tudo é ansiedade. É muito importante ter um diagnóstico diferencial nestas situações. Muitas situações de traumatização e também comportamentais estão implicadas em mudanças corporais.

A própria depressão ainda é muito comum e a ansiedade entra como um sintoma associado. Então eu digo que é importante perceber o próprio corpo e o próprio comportamento. Sempre tem algum indício de algo quando não estamos lá muito bem.

Eu diria para as pessoas buscarem maior comprometimento com suas próprias emoções e o próprio corpo. O Brasil é um dos países onde as pessoas mais são medicadas diante de quadros Psicológicos. As pessoas buscam mais o medicamento do que uma psicoterapia enquanto a literatura científica nos mostra que o tratamento combinado é muito mais eficaz do que somente a terapia medicamentosa. Eu não sou contra medicamentos. Eles são muitos úteis em muitos casos. Eu sou contra o excesso de medicalização. As pessoas ainda possuem muita dificuldade de assumir que precisam buscar uma psicoterapia, mesmo quando estão diante de um sofrimento psíquico notório.

 

Gladson Mascarenhas - CRP: 03/11353

Veja também

Agende sua consulta

Convênios Aceitos

Como chegar


Holos Pituba

Rua Minas Gerais, 436 - Pituba. Edf. Sinduscon, 4°, 5° Andar | Salvador/BA

Central Telefônica +55 71 3345-4545
WhatsApp: +55 71 99190-9416

Holos Vilas

Rua Praia de Ondina, 58, Vilas do Atlântico, Referência: ao lado do Colégio Perfil

Central Telefônica +55 71 3345-4545
WhatsApp: +55 71 99190-9416