DEPRESSÃO SUPERA A DIABETES NO BRASIL, DIZ PESQUISA; CONFIRA OS SINTOMAS E TRATAMENTOS DA DOENÇA


Comunicação Holos

por Comunicação Holos

26/04/2022
DEPRESSÃO SUPERA A DIABETES NO BRASIL, DIZ PESQUISA; CONFIRA OS SINTOMAS E TRATAMENTOS DA DOENÇA

Por: Marcelo Hailer - Revista Fórum

De acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, em média 11,3% dos brasileiros relatam ao médico sintomas que formam o diagnóstico de depressão. O estudo foi realizado em 2021 e divulgado neste mês.

O percentual do Vigitel 2021 é maior do que a média apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Brasil, de 5,3%. O Vigitel é um estudo anual sobre a saúde dos brasileiros e pela primeira vez trouxe dados sobre a depressão.

A pesquisa Vigitel revela que a incidência de pessoas com depressão, em média, superou a de diabete (9,1%), doença crônica considerada muito comum.

O estudo também revelou que a frequência de adultos com diagnóstico médico de depressão variou muito entre as capitais: 7,2% em Belém a 17,5% em Porto Alegre. As mulheres foram as mais afetadas com a doença: 14,7%. Entre os homens, o percentual ficou em 7,3%.

Os organizadores da pesquisa acreditam que a alta da doença está diretamente relacionada com a pandemia da Covid-19. Estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) já havia apontado para tal cenário, pois, levantou que em 2020 o percentual de pessoas com depressão tinha saltado de 4,2% para 8%.

Além do contexto da pandemia, o Vigitel também identificou que, durante o mesmo período houve uma redução da prática de atividade física e aumento no consumo de álcool: 48,2% praticaram menos atividades. Já 18,3% revelaram ter feito consumo excessivo de bebida alcoólica.

 - Sintomas e tratamentos -

 Segundo a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OM), a depressão é um transtorno comum, mas muito sério e que "interfere na vida diária" e afeta a capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida.

A organização atenta para o fato de que depressão pode tanto ocorrer por influência genética como por fatores sociais. Também destaca o fato de que nem todas as pessoas apresentam os mesmos sintomas e que a duração da doença também varia entre os indivíduos.

A depressão pode ser categorizada como leve, moderada ou grave. Segundo a OPAS, uma "fundamental também é feita entre depressão em pessoas que têm ou não um histórico de episódios de manias. Porém, todos os tipos de depressão podem ser crônicos, ou seja, podem durar por um longo período e com recaídas, principalmente se não for tratada.

Leia mais em: https://revistaforum.com.br/saude/2022/4/25/depresso-supera-diabete-no-brasil-diz-pesquisa-confira-os-sintomas-tratamentos-da-doena-113441.html

Agende sua consulta

Convênios Aceitos

Como chegar


Holos Pituba

Rua Minas Gerais, 436 - Pituba. Edf. Sinduscon, 4°, 5° e 6° Andar | Salvador/BA

+55 71 3341.0001
+55 71 99190.9416

Holos Vilas

Rua Praia de Ondina, 58, Vilas do Atlântico, Referência: ao lado do Colégio Perfil

+55 71 3838.9595
+55 71 99290.5095