Como cuidar da Saúde Mental


por

27/04/2022
Como cuidar da Saúde Mental

Tem sido um dos grandes questionamentos pós pandemia, e isso deve ser colocado em pauta como um dos grandes questionamentos do século. Porém, primeiramente, é necessário explicar o que seria a saúde mental.

Como é colocado segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, no qual um indivíduo percebe as suas próprias habilidades, aprende a lidar com estresses cotidianos e pode trabalhar produtivamente.

Hoje em dia, o alto consumo tem uma relação fundamental com o tempo. Tudo é perecível; o agora é bom, amanhã não serve mais. Não basta restituir, no caso, restabelecer a saúde e o bem-estar, é fundamental que isso ocorra rapidamente, sem pausas, sem perda de tempo. Não há tempo para se envolver com o seu mal-estar, buscar suas causas, construir novas maneiras de lidar com ele, responsabilizar-se. O objetivo não é procurar alternativas para a angústia do ser humano, mas sim, comprar o seu antídoto, não podendo ter contato com seus conflitos e sofrimentos.

Vale salientar que, qualquer demanda de cuidado, deve ser escutada em sua singularidade, pois sua expressão marca um lugar junto a um determinado complexo e contexto singular, familiar, social, espiritual, etc. O sentido possível de cura é construído com a tentativa de se dizer sobre aquilo que é vendido: o que está dentro, o que dói, o que não se entende.

Fica uma pontuação: todas as pessoas devem e podem cuidar da sua saúde mental. Afinal de contas, cuidar da mente faz parte dos cuidados com a saúde integral do indivíduo. Quer um exemplo? Uma pessoa que sofre com preocupações recorrentes pode apresentar um aumento do cortisol, o “hormônio do estresse” que em níveis elevados está relacionado a diversas doenças, como diabetes e a pressão alta. Além da elevação de cortisol, pode provocar tensão muscular, insônia, mudanças de humor e palpitações. E isso é uma pequena parte do quanto tudo estar interligado a saúde.

Se perceba, tenha momentos de autocuidado como fazer atividade física, tenha ou descubra um hobby, aprenda coisas novas, tenha uma alimentação mais saudável, continue ou tenha rede de apoio (como familiares e amigos), qualidade de sono, tenha um momento que você possa desacelerar (seja fazendo análise ou uma psicoterapia, contato com natureza, ouvir uma música). Descubra suas potencialidades, descubra quem você é ou possa vir a ser.

 

Paula Machado – CRP: 03/18285

Veja também

Agende sua consulta

Convênios Aceitos

Como chegar


Holos Pituba

Rua Minas Gerais, 436 - Pituba. Edf. Sinduscon, 4°, 5° Andar | Salvador/BA

Central Telefônica +55 71 3345-4545
WhatsApp: +55 71 99190-9416

Holos Vilas

Rua Praia de Ondina, 58, Vilas do Atlântico, Referência: ao lado do Colégio Perfil

Central Telefônica +55 71 3345-4545
WhatsApp: +55 71 99190-9416