Conversando com Dra. Tâmara Mascarenhas sobre Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio

Tâmara Mascarenhas

por Tâmara Mascarenhas

19/09/2022

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), fez uma parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) para organizar a campanha Setembro Amarelo, com divulgação em todo o território nacional.

Essa campanha tem como objetivo gerar o debate e promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

De acordo com o site “Setembro Amarelo”, dados recentes mostram que no mundo inteiro 700 mil pessoas cometeram suicídio. No Brasil, são registrados, anualmente, cerca de 14 mil casos de suicídio.

Neste ano de 2022, o tema da campanha é “A vida é a melhor escolha” e, para falar sobre o assunto, convidamos a Psiquiatra Dr. Tâmara Mascarenhas (CRM: 39326 BA), que atende na Clínica Holos de Vilas do Atlântico.

Quais são as questões mais atendidas nas suas consultas?

A maioria dos pacientes que atendo têm sintomas de ansiedade e depressão.

Alguns exemplos de sintomas de ansiedade são: preocupações exacerbadas, pensamentos excessivos sobre o futuro, dificuldade para relaxar, ou mesmo crises de ansiedade, com sensação de coração acelerado e/ou de estar tendo um infarto.

Quanto aos sintomas depressivos, em grande parte dos casos as queixas são de tristeza, desânimo, perda de prazer, insônia, pensamentos negativos e de morte.

Podemos afirmar que existe algum fator de risco para um indivíduo pensar em cometer suicídio?

A ideação suicida está geralmente associada ao transtorno depressivo, tanto

unipolar como bipolar, além de outros transtornos, como os de Personalidade Borderline, Esquizofrenia, dentre outros.

Alguns fatores de risco para as tentativas de suicídio são: já ter tentativas prévias e episódios anteriores de autolesão.

Existe algum tipo de público que é mais afetado por essa questão? Porquê?

A ideação suicida pode ocorrer em qualquer idade. Contudo, na prática, tenho observado mais casos em adolescentes e jovens adultos, por vezes associados a episódios de autolesão e traços de personalidade emocionalmente instável.

Outros fatores de risco para cometer suicídio são: ser do sexo masculino, histórico de tentativas prévias, pacientes idosos, ter sintomas ansiosos durante o episódio depressivo e Transtorno Bipolar.

Como reconhecer um paciente com ideação suicida?

Tristeza e desesperança são sintomas frequentes em pessoas com depressão, então devem chamar a atenção.

Presença de ferimentos sugestivos de autolesão também devem ser investigados. E, se houver suspeita, é indicado que a pessoa seja questionada a respeito da presença de tal ideação e, se presente, procurar serviço especializado, sempre tentando evitar que a pessoa fique sozinha.

Como desmistificar as questões voltadas à depressão e outras questões da Saúde Mental?

O diálogo a respeito de questões relativas à saúde mental deve ser estimulado através de meios de comunicação, por exemplo. Quanto mais informação, menor o preconceito.

Qual mensagem você gostaria de passar para quem está vivenciando um processo depressivo?

A depressão tem tratamento e na maioria dos casos, cura.

Então, oriento que procure um psiquiatra e psicólogo para iniciar um acompanhamento.

A desesperança faz parte do transtorno, mas há sim melhora.

De que maneira a assistência de um médico psiquiatra pode ajudar um indivíduo com ideação suicida?

O médico psiquiatra irá avaliar se há diagnósticos associados a essa ideação suicida, tal como um Transtorno Depressivo, e iniciar o tratamento medicamentoso necessário, além de fazer os encaminhamentos devidos, como para o acompanhamento psicológico.

Além disso, fará a avaliação do risco de suicídio, orientando também qual o regime de tratamento mais indicado no momento, se de internação ou ambulatorial.

Na sua opinião, qual a importância da campanha Setembro Amarelo?

A Campanha Setembro Amarelo é importante por estimular o diálogo a respeito do suicídio, que é uma causa de morte evitável e cuja prevenção é necessária.

Com pessoas mais bem informadas a respeito do tema, é provável que haja maior quantidade de indivíduos que busquem a ajuda de que precisam.

Dra. Tâmara Mascarenhas - CRM: 39326 BA